Adeus, METALPOINT

O METALPOINT, uma das mais emblemáticas salas do circuito musical alternativo português, vai encerrar em Dezembro de 2022. Deixa como legado 15 anos ao serviço do underground e da contracultura nacionais.

É uma perda irreparável para o movimento underground nacional em geral e, mais em particular, para “a cena” do Porto. O METALPOINT, sala de espectáculos localizada no lendário C.C. Stop, acaba de anunciar o seu encerramento no final deste ano. «Não existem muitas formas de explicar ou comunicar este desfecho porque se trata de uma questão de força maior a nível pessoal, ou seja, estes três eventos aqui representados, um deles hoje mesmo, serão os últimos eventos no Metalpoint», pode ler-se divulgado num comunicado divulgado no final do mês de Novembro.

«A todos os que queiram assistir a um ou mais eventos no Metalpoint, estas são as três derradeiras oportunidades. Agradeço a nível pessoal (Hugo Louro de Almeida) a todos sem excepção que proporcionaram toda esta história de luta e sacrifício, a fazer 15 anos agora no final deste mês, o prazer e as experiências por lá passadas e todo o apoio que sempre deram ao longo destes anos. Vocês sabem quem são. Ficará para a história do underground português definitivamente. A minha força acabou e espero que haja a quem passar o testemunho desta missão para que o movimento continue… Até já».

O próprio C.C. Stop está cada vez numa situação mais precária. Há muito ostracizado pelos proprietários, o edifício apresenta vários riscos de segurança a nível estrutural e é procurada uma solução que agrade aos que ainda ali possuem espaços, principalmente a inúmeras bandas que usam o “abandonado” centro comercial como covil para ensaios. O encerramento do METALPOINT, ainda que o comunicado não o refira, também não estará de todo desconectado desta situação.

Para trás fica uma apaixonada história de concertos do circuito musical alternativo de Portugal. Sabemos que muitos dos nossos leitores ali tocaram várias vezes com bandas suas e mesmo a nossa equipa tem malta que por lá tocou e foi excepcionalmente bem acolhida, com simplicidade e competência capaz de camuflar insuficiências técnicas do espaço e equipamento.

Dos três concertos mencionados no comunicado já passou o de 26 de Novembro, com as Black Widows (histórica banda feminina do metal português), Malignea e Dallian. Assim, nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro, durante os quais decorre mais uma edição do INVICTA REQUIEM MASS; e a 23 de Dezembro, com o NOT A XMAS FEST, são as últimas oportunidades para se despedirem de uma sala histórica. Podes ver o comunicado na íntegra em baixo.

Um pensamento sobre “Adeus, METALPOINT

Leave a Reply