Depois do EP/demo de 2020, os Pire preparam-se para editar “Grief World”. O quarteto californiano de post metal revelou os primeiros sons e detalhes do seu LP de estreia.
Fundados em 2019, os Pire são uma banda relativamente nova na cena do post metal instrumental (um género que parece não se esgotar criativamente). Se a estética em si não é propriamente inovadora, o poder deste quarteto de San Diego, Califórnia, deve ser alvo de atenção minuciosa. A banda está prestes a lançar o seu primeiro álbum, “Grief World, no dia 15 de Junho.
O primeiro tema disponibilizado para escuta é “The Sanctuary”, um épico de quase nove minutos que vai encher as medidas a adeptos da amplitude ambiental e da exploração de texturas de nomes como os Yob, Caspian ou Russian Circles. Sobre a malha, a banda afirma em comunicado: «’The Sanctuary’, a abertura do nosso álbum de estreia ‘Grief World’, é uma viagem imersiva através do tumultuoso reino dos conflitos emocionais e da sua eventual aceitação. Servindo como porta de entrada para esta exploração sónica, ‘The Sanctuary’ estabelece o ambiente com a sua narrativa pungente. Convida os ouvintes a um lugar de consolo temporário, onde alguém procura refúgio e esconde as suas realidades para agradar aos que os rodeiam. Esta poderosa composição expõe a dicotomia entre encontrar conforto momentâneo e a inevitável necessidade de confrontar e aceitar o nosso verdadeiro eu. Preparem-se para mergulhar nas profundezas da odisseia musical, à medida que esta revela as experiências profundas encapsuladas em ‘The Sanctuary’».
“Grief World” é uma poderosa expressão de angústia, perda e a procura de significado e aceitação num mundo tumultuoso. O som dinâmico do álbum é criado através de uma combinação de riffs de guitarra, paisagens sonoras atmosféricas e bateria esmagadora. Cada faixa baseia-se na anterior, levando o ouvinte numa viagem pelos cantos mais sombrios da experiência humana. Desde a assombrosa faixa de abertura “The Sanctuary” até a intensidade esmagadora de “The Journey”, “Grief World” é um assinalável trabalho de post-metal atmosférico. Em vez de vozes, os Pire confiam na habilidade da instrumentação para navegar o ouvinte através de uma jornada intensa. A música do Pire fala bem alto, transmitindo emoções complexas através das suas melodias eficazes e paisagens sonoras de grande densidade. O domínio da banda sobre a dinâmica e a tensão faz com que o álbum possua um carácter catártico.
“Grief World” é editado no dia 15 de Junho de 2023 e está disponível para encomenda no Bandcamp dos Pire por apenas um dólar (ou um valor mais alto, se desejarem apoiar a banda). O tema “The Sanctuary”, que reúne os guitarristas Dillon Giedt e Aaron Queen, o baixista Sean Jones e o baterista Aaron Weislogel, está disponível para escuta, exclusivamente, na webzine Sleeping Shaman.