Seventh Storm, Devoção a Dio

Os Seventh Storm estrearam em vídeo oficial a sua versão do mega clássico “Heaven And Hell”, tema título do primeiro álbum dos Black Sabbath com o lendário Ronnie James Dio. A banda tocou pela primeira vez a malha no retumbante concerto de Maio de 2023, no LAV. As imagens são dessa noite.

Os nacionais Seventh Storm estrearam um vídeo ao vivo da sua versão de “Heaven And Hell”, estreada no passado dia 13 de Maio, durante uma imponente actuação no LAV – LIsboa Ao Vivo. «Hey Metal Maniacs, preparámos algo de especial», escrevem os músicos num comunicado divulgado através das redes sociais. «Apresentamos o nosso cover de ‘Heaven and Hell’, originalmente interpretada pelo lendário Ronnie James Dio com os Black Sabbath. Tivemos a honra de tocar esta música icónica ao vivo pela primeira vez no dia 13 de maio no LAV, e deixem-nos dizer, foi ÉPICO! A energia estava ao rubro e o público em Lisboa foi absolutamente fenomenal. Sabemos que estamos a pisar em terreno sagrado ao interpretar um clássico do Dio, mas esperamos que o próprio esteja a olhar-nos lá de cima e a sorrir. Prometemos que demos o nosso melhor para fazer justiça a este tema monumental, apesar de ser a nossa primeira tentativa. Queremos fazer um enorme agradecimento a todos e cada um de vocês que compareceram e tornaram essa noite memorável. O vosso apoio significa o mundo para nós e não poderíamos ter pedido uma plateia melhor» – declarações recolhidas pela LOUD!

O concerto no LAV, que esteve ao barrote, foi a coroação da aclamação que o primeiro álbum dos Seventh Storm recolheu junto da crítica e dos fãs. “Maledictus” chegou aos escaparates e às plataformas de streaming a 12 de Agosto de 2022, via Atomic Fire Records. Desde então, o LP de estreia da banda liderada pelo ex-baterista e fundador dos Moonspell tem estado a revelar-se um enorme sucesso, suportado por muito trabalho ao vivo. Com entrada directa para o #2 da tabela de vendas nacional e ancorado num forte sentimento de dor e de raiva, “Maledictus” mostrou o grupo — cuja formação fica completa com o vocalista Rez, os guitarristas Ben Stockwell e Josh Riot e o baixista Butch Cid — a afirmar-se, desde cedo, como um nome a ter muito em conta.

O disco foi gravado nos Dynamix Studios, em Lisboa, entre Maio e Outubro de 2021, com os temas a serem posteriormente misturados pelo icónico produtor Tue Madsen. Descrito pela editora como «uma demonstração de pura força de vontade», o alinhamento de “Maledictus” funciona como uma verdadeira declaração de intenções, com os cinco músicos a fundirem a experiência acumulada no passado com um engenho sem igual para a criação de canções memoráveis e orelhudas, que misturam de forma exemplar peso com melodia.

Na nossa plataforma, pode ler-se, na review a “Maledictus”: «Com influências que vão dos Bathory, Celtic Frost ou Morbid Angel aos Van Halen ou Mötley Crüe, passando por Samael, Tiamat, Paradise Lost, Fields Of The Nephilim, Cradle Of Filth e Dead Can Dance, em “Maledictus” é evidente a diversidade estética. São ainda discerníveis elementos sinfónicos e sopros de fado e música oriental. A fusão é feita através de um sentido prog rock, nem que fosse apenas pela extensão das canções. Para aqueles que conhecem o Mike, para lá do seu trabalho nos Moonspell ou mesmo na sua primeira banda, os Decayed, este enorme caldeirão de estéticas criadas em torno da guitarra eléctrica não serrá tão surpreendente. O músico luso-americano sempre venerou da mesma forma o negrume dos Darkthrone ou os momentos mais AOR dos Scorpions ou Saxon. Portanto, enorme variedade estética. Mesmo! A grande conquista é a forma como tudo soa uniforme e sobressai a qualidade e solidez das composições, tal como a voz de Rez, capaz de ligar a tradição e o contemporâneo».

Além das influências referidas no excerto anterior, fica claro que a banda (tal como qualquer banda de heavy metal que se preze) também se prostra diante do altar dos Black Sabbath. Confere a versão de “Heaven And Hell no player seguinte. Mas antes, recorde-se que o grupo vai actuar no Nada Fest, que decorre em Beja. Os SEVENTH STORM sobem ao palco no Sábado, dia 10 de Junho.

A foto que abre o artigo é do Jorge Botas.

Leave a Reply