A multi-instrumentista portuguesa Sónia André está a ultimar o seu primeiro álbum a solo. “Contratempo” mistura jazz, música tradicional portuguesa e electrónica.
Sónia André é cantora, multi-instrumentista, compositora e professora de canto. Foi a fundadora, produtora, compositora e arranjadora, directora artística, cantora e percussionista do grupo Origo Ensemble, grupo vocal feminino de música antiga. Neste momento, a cantautora está a trabalhar na sua carreira em nome próprio com a gravação deste primeiro disco “Contratempo”.
Na página de crowdfunding do trabalho, Sónia André refere: «Este projecto foi concebido numa altura em que os tempos foram outros (pandemia) e o próprio tempo parou, desacelerou e permitiu uma reflexão mais aprofundada da condição humana. Sobre os obstáculos, contratempos, situações inesperadas e a nossa reação a estas. Assim escrevi 10 canções em português que falam sobre superação, persistência, resiliência. Peguei nos instrumentos que me são familiares, principalmente a guitarra e juntei gente que admiro profundamente para começar a gravar estas canções. Apresentei-me com um arranjo que fiz para a canção “Barco Negro”, quis transformá-la minha para terem uma ideia do que aí vinha, e porque o tema dessa letra é uma das superações mais difíceis, perder alguém que se ama. Esta canção é o perfeito começo deste ‘Contratempo’».
Deste álbum já conhecem três canções, a referida versão do “Barco Negro” (de Amália Rodrigues), “Origami” e “Maré”. O álbum, no entanto, ainda tem por financiar uma parte substancial, algo que Sónia André aborda, sem preconceitos: «Até agora tenho conseguido partilhar a minha arte graças ao vosso apoio, seja através da vossa presença nos concertos, seja através da compra de faixas ou CDs, seja através das audições e visualizações online. Já financiei parte deste projeto, mas de momento preciso de ajuda para concluí-lo e daí procurar novas formas de financiamento. Conto convosco para fazer face a este ‘Contratempo’».
Podem contribuir no sítio oficial do crowdfunding de “Contratempo”, até ao dia 17 de Julho de 2023. Sónia André está em fase de produção (em estúdio a gravar) e por isso não é possível garantir uma data certa para o lançamento do CD, mas a esperança é que tenha lugar para finais de Setembro ou no início de Outubro.
Sónia André começou a estudar guitarra clássica aos 10 anos e aos 15 pegou na guitarra eléctrica. Depois foi a vez do canto, na Escola de Jazz do Porto. Foi aluna de Eugénio Barreiros, Sofia Ribeiro e Kiko Pereira. Em 2011 fundou o ensemble vocal feminino Origo Ensemble. O grupo percorreu todos os grandes eventos medievais do país, nomeadamente Viagem Medieval em Santa Maria da Feira, e foi além-fronteiras no festival Wave Gotik Treffen, na Alemanha, e concertos de música antiga na França.
O grupo terminou a sua carreira com um ciclo de 14 concertos pela Rota do Românico, em Outubro de 2022, precisamente porque Sónia André decidiu explorar outras formas de fazer música. Somando as virtudes dos três singles já conhecidos, uma sofisticada fusão de jazz, música tradicional portuguesa e folktrónica, certamente que “Contratempo” vale a pena o investimento.