Blasphemy

Blasphemy Lideram Primeira Vaga do SWR 24

A estreia das lendas da barbárie extrema Blasphemy em Portugal é uma das grandes atracções da próxima edição do SWR Barroselas Metalfest, mas já há 20 nomes confirmados no cartaz, com destaque ainda para o regresso dos thrashers Tankard e dos deathsters Cancer.

Hoje, terça-feira, dia 17 de Outubro, a SWR_inc tem o enorme prazer de anunciar os primeiros 20 nomes confirmados para um cartaz que, entre os dias 27 e 30 de Abril de 2024, promete, uma vez mais, não defraudar as expectativas de quem está à espera que o SWR – Barroselas Metalfest seja uma plataforma para ver clássicos e novos valores da música extrema e também dos diversos subgéneros do heavy metal, com a bitola da qualidade cada vez mais elevada.

BLASPHEMY!!! Alguém consegue pensar num nome mais adequado para encabeçar um evento com DNA mega brutal no corpo (e na alma) como é o SWR – Barroselas Metalfest? São uma daquelas bandas que começam a escassear, que têm “a cara” do evento chapada de alto a baixo e que, por razões que só o destino conhece, os Blasphemy nunca tinham passado pela irredutível vila minhota ou sequer pelo nosso país.

Pois bem, a situação vai alterar-se no último fim-de-semana de Abril de 2024, com o porta-estandarte do culto macabro de Ross Bay a estrear-se, por fim, em solo luso no palco maior do SWR. Cuspindo uma mistura cáustica de black, death metal e grindcore, os Blasphemy são, por estes dias, expoentes máximos da facção mais arcaica e abrutalhada da música extrema e, no fundo do catálogo, contam com dois álbuns, o “Fallen Angel Of Doom” e o “Gods Of War”, clássicos, altamente influentes e indiscutíveis entre os indefectíveis do som mais triturador.

Não menos importante (ou impactante) vai ser o regresso dos thrashers germânicos Tankard, que retornam a Portugal depois de oito anos de ausência e que, com o recente “Pavlov’s Dawgs” e inúmeros clássicos na bagagem, prometem mais um concerto bem regado de cerveja – e cheio de energia. Mantendo a tradição de recuperar nomes clássicos e de culto no underground, em 2024 o SWR – Barroselas Metalfest vai receber também os malévolos veteranos do death/thrash britânico Cancer, que têm no EP “Ballcutter”, de 2019, o lançamento mais recente num percurso que começou nos idos de 1987.

Depois, entre regressos e estreias, entre a velha e a nova guarda do extremismo sonoro, já está confirmada também uma forte presença internacional no SWR – Barroselas Metalfest, assegurada pelos norte-americanos Bell Witch, cujo paquidérmico “Mirror Wall” (de 2017) ainda estremece de aclamação, pelas lendas suecas crust punk Skitsystem e os conterrâneos LIK, Fredag Den 13E e Child, pelos finlandeses Sargeist, pelos neozelandeses Diocletian, pelos alemães Vulture, pelos belgas Schizophrenia e pelos brasileiros Disgrace And Terror.

Faltando ainda confirmar mais duas dezenas de bandas, que serão distribuídas por dois palcos, por agora o cartaz completa-se com o contingente nacional formado por MORTE INCANDESCENTE, VIRCOLAC, NECROBODE, TOXIKULL, SYSTEMIK VIOLENCE, ELS FOCS NEGRES e NUKKE. Preparem-se, portanto, para mais uma edição do SWR – Barroselas Metalfest para mais tarde recordar.

Os muito cobiçados X-MAS PACKS, que incluem bilhete para os 3 dias do festival, t-shirt exclusiva, copo e saco, já podem ser adquiridos em swrfest.bigcartel.com e vão estar disponíveis em breve nos pontos de venda habituais. A foto dos Blasphemy, na abertura do artigo, é de E. Kurila.

Leave a Reply