Thin Lizzy, 45º Aniversário de Live & Dangerous

Edição super deluxe de “Live And Dangerous” deita por terra alguns mitos negativos em torno do disco e, completa com todos os concertos que serviram de fonte para a compilação original, faz prova do fogo que tornou os Thin Lizzy numa das melhores bandas ao vivo na história do rock.

Chegou no dia 20 de Janeiro, para celebrar o 45º aniversário do disco “Live And Dangerous” (1978) dos Thin Lizzy, uma edição deluxe (ou super deluxe, na verdade) com o selo da Universal Music Catalogue/Mercury. Esta edição limitada reúne 8xCD, com a inclusão de uma nova remasterização do disco e com as gravações de todos os concertos de onde foram extraídas interpretações para o tracklist original de “Live And Dangerous”. Cada um destes sete concertos captados em Londres, Toronto e Filadélfia, tiveram o seu áudio remisturado por Ben Findlay, num trabalho feito a partir das fitas originais. A posterior masterização de Andy Pearce foi supervisionada por Scott Gorham, icónico guitarrista da banda irlandesa.

Originalmente, os Thin Lizzy pretendiam que “Live And Dangerous” fosse um legítimo álbum de estúdio, conduzido pelo produtor Tony Visconti. No entanto, na altura, Visconti tinha a sua agenda bastante preenchida e então Phil Lynott, o frontman da banda, decidiu passar duas semanas em estúdio com o reputado produtor, com ambos a escolherem material para editar um álbum ao vivo. Quando “Live And Dangerous” foi editado em 1978, estacionou durante uns três meses na tabela Top Ten no reino Unido. Apenas não almejou destronar da primeira posição esse blockbuster que foi a banda-sonora de “Saturday Night Fever”.

Esta edição super deluxe de “Live And Dangerous” deita por terra o mito de que o álbum havia sido alvo de saturados overdubs em estúdio e faz prova de que os Thin Lizzy foram inquestionavelmente uma das melhores bandas ao vivo na década de 70. A caixa da edição, além dos 8 CDs, inclui notas sobre o álbum – as originais e novas entrevistas conduzidas por Mark Blake – e um livreto preenchido por fotos raras da banda e outra ‘memorabilia’.

Podem procurar uma cópia no site oficial dos Thin Lizzy.

Leave a Reply