Universo Arda no Circuito Malmandado

João Brandão, jovem engenheiro que fundou a Arda (que vai alargando a sua influência e preponderância na feitura e formação da música portuguesa independente), serve de guia numa visita ao impressionante complexo dos estúdios Arda, no Porto, em novo episódio do Circuito Malmandado.

João Brandão fundou, no Porto, os estúdios Sá da Bandeira e, em 2017, o Arda Recorders, que surgiu da necessidade de expansão de uns dos estúdios de maior referência na Invicta, casa que tem tido um papel de relevo na gravação de uma nova vaga de música portuguesa. Produtor, engenheiro de som e mixagem, trabalhou com artistas de todos os géneros.

Apaixonado por gravação analógica e técnicas criativas de estúdio, criou um espaço à medida, que incita à inspiração, às experiências, que alia a técnica às possibilidades da imaginação. Um hino à criação materializado, o complexo de estúdios foi pensado e contruído de raiz com o objetivo de proporcionar aos artistas o ambiente ideal para as suas produções. Tem um quintal para refeições e um espaço de armazenamento. Três salas de produção privadas, três escritórios e ainda alberga a fonoteca pública de vinil da cidade, uma coleção com mais de 35.000 discos. Todos os espaços estão preparados com equipamentos para áudio e vídeo, para que possam ser usados pelos artistas para gravações criativas.

A expansão é continuada e exponencial e, logo em 2018, a Arda Recorders inaugurou na Campanhã, novos estúdios de gravação, mistura e masterização. Situados na Plataforma Campanhã no Porto, onde está sediado um complexo de seis estúdios de gravação e pós produção áudio, a Fonoteca Municipal, e diversos agentes do sector da indústria da música e do audiovisual.

Em 2019 surgiu em força a Arda Academy, do grupo Arda Audio, fundada por elementos com comprovada experiência profissional e formativa na indústria do áudio e da música. A sua missão é dotar os formandos dos conceitos fundamentais e de competências práticas para o mundo da composição, gravação e pós-produção áudio, assim como o desenvolvimento de projectos relacionados com a produção de eventos, edição fonográfica e outras vertentes da indústria da música. Com instalações de ponta, a Arda Academy oferece diversas ofertas formativas de longa, média e curta duração, destacando-se, nos últimos anos cursos como:

Studio Engineering: Único no país, vocacionado para iniciantes e profissionais que queiram adquirir ou aprofundar competências práticas para o mundo profissional da gravação e pós-produção áudio em contexto de estúdio; Music Production: Curso dedicado à produção musical e música electrónica. Adequado para quem está a dar os primeiros passos, ou para quem já tem várias produções com o seu nome, mas pretende aprimorar conhecimentos e ter acesso a formadores, material e instalações de referência; Music Structures: Curso dedicado às estruturas de programação, produção, edição de conteúdos musicais e eventos.

Actualmente, os cursos leccionados na Arda Academy são Music Business, dedicado às áreas de curadoria, programação, produção e edição musical [mais informações nesta hiperligação], e o já referido Studio Engineering, um curso intensivo dedicado à gravação e pós-produção áudio em contexto de estúdio [visitem este sublinhado para mais info].

Criou-se também a Arda Suppliers, que comercializa produtos de várias marcas de áudio como a Barefoot Sound, DAV Electronics, Dynaudio, Elysia, Heritage Audio, Lewitt ou Neumann. Em episódio do Circuito Malmandado somos transportados ao início de tudo, viajando virtualmente através do complexo dos estúdios Arda, guiados por Brandão.

6 pensamentos sobre “Universo Arda no Circuito Malmandado

Leave a Reply