Vangelis & Blade Runner, Novo Plugin Cherry Audio

A Cherry Audio lançou um plugin que reproduz e combina os clássicos synths analógicos GX-1 e CS-80 da Yamaha. Duas lendas para canalizar o passado vanguardismo sónico de Led Zeppelin, Stevie Wonder e, naturalmente, Vangelis.

O GX-80 é um software de emulação do sintetizador analógico GX-1 Dream Machine, lançado pela Yamaha em 1973. Um produto de edição bem limitada que custava, na altura, algo como uns 50.000 dólares e foi usado por lendas de vários quadrantes musicais, como ABBA, Led Zeppelin e Stevie Wonder. Já o soft synth GX-80 tem as suas características combinadas com as do venerado e expressivo CS-80, lançado em 1977. O CS-80, que também custava cerca de 50 mil paus, foi notavelmente utilizado pelo falecido Vangelis na construção da soberba banda-sonora do hiper clássico filme sci-fi “Blade Runner” e na partitura que lhe valeu um Oscar, “Chariots of Fire”.

Dizemos «as suas características» porque a Cherry Audio promete que o GX-80 não se limita a ser «apenas mais uma emulação do CS-80», tendo dotado o plugin de uma singular amálgama de características e design. Afinal o gargantuesco synth já foi várias vezes emulado através de software – talvez a mais destacada emulação seja a da Arturia, o CS-80 V, na V Collection 9 – todavia, a Cherry Audio procura trazer algo novo para a equação.

Assim, este soft synth coloca na arquitectura do clássico CS-80 características do GX-1, tais como dupla camada de sintetização (16 vozes polifónicas por camada), octave-up em formato de onda triangular, controlo de inversão de filter envelope e formas de onda adicionais com resonators variáveis, incorporando elementos de ambos os sintetizadores. Uma «reprodução especializada», diz a Cherry Audio, tanto dos filtros do GX-1 como do CS-80, foi também incluída no plugin e este possui também um modo de teclado dividido e a opção de simular o aftertouch polifónico ao utilizar o GX-80 com controladores de aftertouch monofónicos.

A par disto, existe um sub-oscilador LFO para cada camada com opções de modulação sine, sawtooth, ramp e square. Há também 1.000 predefinições para escolher, de acordo com a Cherry Audio, que permitem aproveitar ao máximo cada aspecto único do plugin. Estão também incluídos efeitos integrados com qualidade de estúdio, tais como chorus, rotary, flanger, phaser e digital e tape delay.

Vangelis morreu em Maio de 2022, tinha 79 anos de idade. Desde sempre, um fervoroso apologeta doYamaha CS-80, numa entrevista em 1977, referiu-se ao lendário modelo da Yamaha como «o mais importante sintetizador» da sua carreira. No podcast My Forever Studio da MusicTech, Shadow Child destaca o CS-80 como um dos seus seis artigos essenciais de estúdio.

Mais info e detalhes sobre o software plugin Cherry Audio GX-80 em cherryaudio.com.

Um pensamento sobre “Vangelis & Blade Runner, Novo Plugin Cherry Audio

Leave a Reply