Jenna Jameson

Jackson Guitars & Jenna Jameson

Em 2003, a Jackson Guitars juntou-se a Jenna Jameson para criar uma das mais memoráveis e infames campanhas de marketing na indústria musical. A parceria levou mesmo a uma guitarra de edição limitada, cujo sucesso já deixou algo a desejar…

Há vinte anos atrás, falha-nos a memória se logo na Winter NAMM ou apenas no segundo semestre de 2003, a Jackson Guitars apresentou uma das mais arrojadas campanhas no universo dos instrumentos musicais, associando-se a uma self made woman que se estabelecera como empresária de sucesso, após ter conquistado o epíteto de Rainha do Porn: Jenna Jameson.

O mundo estava ainda algo distante da era cancel culture e Jenna Jameson nunca precisou que alguém lutasse as suas batalhas por si. Ainda assim, a associação de uma marca ao mundo pornográfico é sempre tabu, de certa forma, ainda para mais nos Estados Unidos. Se muitos (e aqui nos incluímos) adoraram a campanha publicitária – composta por fotografias sensuais, mas quase inocentes diante das insinuações que deixam pouco à imaginação na pop actual, por exemplo – outros houve que manifestaram desagrado, considerando que a Jackson devia ter sondado a opinião dos fãs, antes de assumir essa ligação. Entretanto, o grupo FMIC rege-se dentro uma filosofia mais woke e as fotografias dessa campanha não abundam na web. Claro, PODEM ABRIR A GALERIA EM BAIXO.

Uns anos depois, a colaboração entre a Jackson e Jenna foi mais longe, com a edição limitada de um modelo King V com um grafismo bastante ousado, além da evocação da tatuagem Heart Breaker da actriz/empresária e da sua assinatura. Construída no Japão, a JACKSON JENNA JAMESON KING V Limited Edition está equipada com um par Seymour Duncan JB + ’59 Jackson instalado no corpo em alder. O braço (bolt-on) em maple possui escala em rosewood indiano, com os inlays sharkfin, percorrida por 24 trastes jumbo e com uma extensão de 25.5”. A ponte é um modelo JT390, com design string-thru.

Apesar de ser uma série limitada, talvez pelo statement ruidoso do seu grafismo nas mãos de um músico ou nos suportes numa loja, ou simplesmente por pouca procura, ainda hoje a guitarra (apesar de rara) pode ser ocasionalmente encontrada no mercado de segunda mão a preços bastante reduzidos.

Um pensamento sobre “Jackson Guitars & Jenna Jameson

Leave a Reply