Mesa/Boogie Badlander 25

A Mesa/Boogie apresentou o Badlander 25 em configurações de cabeço e combo, fornecendo os sons de alto ganho de assinatura da marca num amplificador mais leve.

A Mesa/Boogie, já sob a tutela da Gibson, estreou um novo modelo na aclamadíssima série de amplificadores Rectifier, o Rectifier Badlander. Estreado no final de 2020, a marca afirmava que o Rectifier Badlander é o modelo da gama com o som mais denso e agressivo, um Recto actualizado para o cenário rocker actual. O amp começou por ser feito disponível no formato de cabeço (100 e 50) e no formato rack.

Sonicamente, o Badlander 25 extrai água desse poço sem fundo que é o design Rectifier e que favorece densidade de graves, uma gama de médios agressivo e riqueza harmónica. A secção pré-amplificador de dois canais opera cinco válvulas 12AX7 e o seu rectificador é à base de silício. «Embora cortado a partir de muito do mesmo pano que o seu antecessor, o original Dual Rectifier Solo Head, do início dos anos 90, este modelo explora novos terrenos e presta homenagem ao rock e aos sons pesados de uma forma mais distinta e mais percussiva», diz a Boogie em comunicado de imprensa.

Nesta estrutura mais pequena, o volume dinâmico surge pela conjugação dos circuitos de pré-amplificador Badlander com uma secção de potência comutável de 25 para 10 watts, imbuídos com válvulas EL84 e tecnologia Dyna-Watt. Esta ajuda o amplificador a lidar no imediato com mais potência do que o habitual para sons sensíveis ao toque e perfurantes. Consegue fazer isto através da leitura dos sinais de entrada da guitarra – determinados pelo ataque da palheta – e ajustando a libertação da tensão de voltagem.

Ambas as versões (cabeço e combo) do Badlander 25 apresentam os mesmos controlos por canal, que incluem Master, Presence, os EQs de Bass, Middle e Treble e ainda os knobs de Gain. Além disto, um interruptor de três posições permite alternar entre os modos Clean, Crunch e Crush. Na parte de trás, podemos aceder a dois botões CabClone de oito posições; o amplificador vem pré-carregado com oito IRs de colunas Mesa/Boogie e os IRs de utilizador podem ser carregados através de USB. Além disso, há também um amp load interno para utilização sem coluna, uma saída directa XLR balanceada para IR, saída de auscultadores e um interruptor de ground/lift.

O cabeço original de 2020 destacou-se por ser o primeiro modelo da Mesa a integrar a tecnologia CabClone IR no circuito. Por isso, permite operar por DI e com o Channel Specific IR Assignment evocar 8x colunas virtuais ou o Reactive Load. O Dual Rectifier permanece triunfal no imaginário de muitos de nós, mas este é sem dúvida o Recto mais versátil de sempre.

O Mesa/Boogie Badlander 25 já está disponível e podem consultar mais specs e detalhes na página oficial do Badlander 25 no website da Mesa/Boogie.

Um pensamento sobre “Mesa/Boogie Badlander 25

Leave a Reply