Na iniciativa realizada pelo Município de Viana do Castelo em 2021, os Pledge fazem showcase em live take (pro-shot) ao seu álbum “Haunted Visions”, um dos melhores desse ano na ROMA INVERSA.
“Haunted Visions”, chegado via Raging Planet em Maio de 2021, foi o nosso primeiro contacto com os Pledge e a elegância do seu pós hardcore e pela solidez que cada um dos membros empresta ao som da banda. O carisma vocal de Sofia Magalhães é inegável, mas a propulsividade promovida pelas baterias de Filipe Romariz e baixos de Vítor Vaz e as enleantes guitarras de Hugo Martins e Vasco Reis não se limitam a um papel subserviente, antes a um trabalho de enorme enriquecimento técnico do disco. E a envolvência de cada um dos temas não deixa de ser surpreendentemente crua.
Martins e Reis são económicos no recurso a distorção, doseando a parede de agressividade e deixando o disco discorrer numa tensão de cortar à faca, stressando os nervos do ouvinte e corporizando a angústia vocalmente transmitida. Cerebralmente executado, apaixonada e ferozmente vociferado. Martins e Reis são económicos no recurso a distorção, doseando a parede de agressividade e deixando o disco discorrer numa tensão de cortar à faca, stressando os nervos do ouvinte e corporizando a angústia vocalmente transmitida.
No mais, o disco (que elegemos na nossa lista de Melhores Álbuns de 2021) destaca-se pela coesão das estruturas e pela força dos temas, sem grandes compromissos melódicos, mas com saber de sobra para criar atmosferas grandiosas como no tema que encerra o disco, “Ocean’s Depth”. Já a jóia da coroa será “Wrong Planet Syndrome” e as suas reminiscências, por entre a electrónica ambiental, dos Converge nos seus momentos mais introspectivos.
No seu ano de edição, inserida na iniciativa de Concertos de Primavera 2021, realizada pelo Município de Viana do Castelo, os Pledge fizeram showcase do disco em live take, com áudio e vídeo trabalhados pela VIDEO STAGE. Podem disparar no player a actuação, cuja setlist é: Despite Clarity; Sudden Urge; Wrong Planet Syndrome; Yardbird; Ocean’s Depth.
Em 2023, o SWR FEST regressa com a sua 23.ª edição à vila minhota de Barroselas, entre os dias 27 e 30 de Abril. Depois de uma edição mais intimista e familiar em 2022, no próximo ano vão passar pelos dois palcos do SWR, durante quatro dias, 40 bandas – e a primeira fornada de confirmações foi um luxuoso repasto de negrume, com os Pig Destroyer, Profanatica e Triumph Of Death como maiores destaques.
Em anúncio posterior, o grind dos Rotten Sound, o vanguardismo black/death metal dos Imperial Triumphant e o death da velha guarda dos Sadistic Intent lideraram as restantes 20 confirmações que encerram o cartaz do SWR 23. Há também, como é tradicional no certame, uma abundante e qualificada lista de bandas nacionais no cartaz e os Pledge são uma delas. Os ingressos para o festival estão disponíveis no site oficial do SWR.
Um pensamento sobre “Pledge, Haunted Vision nos Concertos de Primavera”