fotografia da banda triumph of death que vai estar no swr 23 em barroselas

Arranca o SWR 23: Estreia dos Pig Destroyer & Triumph Of Death

Tom G. Warrior regressa a Barroselas, desta feita com os Triumph Of Death, para celebrar o legado negro de uma das bandas mais importantes de sempre do submundo da amplificação, os Hellhammer. Eis as primeiras 20 bandas do SWR 23, onde se destacam ainda os Pig Destroyer e Profanatica.

Começou a contagem decrescente! Em 2023, o SWR FEST regressa com a sua 23.ª edição, e a mesma determinação de sempre, à vila minhota de Barroselas, entre os dias 27 e 30 de Abril. “Depois de dois anos de interregno, estamos de volta à acção e aqui apresentamos 20 aperitivos para o SWR FEST 23,” diz o comunicado oficial do festival. Depois de uma edição mais intimista e familiar em 2022, no próximo ano vão passar pelos dois palcos do SWR, durante quatro dias, 40 bandas – e a primeira fornada de confirmações é um luxuoso repasto de negrume.

Desde logo, o lendário Tom G. Warrior regressa ao solo sagrado de Barroselas com os Triumph Of Death, para apresentar um concerto composto apenas por temas dos sacrossantos (ou anti-santos, dependerá da perspectiva) Hellhammer, a sua banda pré-Celtic Frost, transversal a uma grande percentagem dos músicos que têm passado pelo festival ao longo das décadas. O músico passou no festival em 2010, com os Triptykon. No mesmo ano e num dos melhores cartazes de sempre deu-se ainda a presença dos Kreator. Podem reviver digitalmente essa edição numa das nossas bootlegs do SWR.

O SWR FEST 23 vai marcar também a estreia em Portugal de uma das actuais powerhouses do grind, os Pig Destroyer e um regresso há muito esperado de outro nome incontornável do black metal, os Profanatica. A esses dois colossos do extremismo sónico norte-americano, num alinhamento que aposta, como sempre, na diversidade de nacionalidades, constam também os checos Gutalax, os finlandeses Horna e Sargeist, os franceses Gorod, os italianos Hideus Divinity e Extirpation, os nuestros hermanos Crisix, Graveyard e Himura, os austríacos Insanity Alert, os helénicos Amken e ainda os suecos Blodskam. A defensa do underground nacional está bem entregue, com o regresso dos Necrobode, os Krypto, Terror Empire, Biolence e Infrahumano.

O ano de 2022 marcou 25 anos sobre a primeira edição do SWR – BARROSELAS METALFEST e foi, na realidade, a 23ª edição do evento, uma edição mais reduzida, apropriadamente apelidada SWR FEAST. Na altura, as condicionantes eram ainda muitas, particularmente financeiras, e os passos a dar foram curtos, para não comprometerem o futuro. Por tudo isso, a edição deste ano apenas incluiu dezasseis bandas, divididas por dois dias. Foi ainda assim verdadeiramente memorável, como pudemos registar em artigos dedicados às bandas portuguesas presentes nos dois dias do SWR Feast, aos Autopsy, aos Sijjin e Skeletal Remains, e ainda ao concerto de Mgła.

De volta ao SWR 23, há mais 20 bandas por anunciar. Os habituais X-MAS PACK (bilhete 3 dias + t-shirt especial + 3 steels) já estão à venda e brevemente estarão disponíveis também nas lojas oficiais. A foto que abre o artigo é de Ester Segarra.

cartaz oficial de festival swr 23 em barroselas

7 pensamentos sobre “Arranca o SWR 23: Estreia dos Pig Destroyer & Triumph Of Death

Leave a Reply