Ryuichi Sakamoto, Pioneiro Sónico & Humanista

Ryuichi Sakamoto, morreu aos 71 anos, no passado dia 28 de Março. O celebrado compositor, pianista e músico japonês, lutava contra o cancro do cólon que lhe foi diagnosticado em Janeiro de 2021.

A confirmação da triste notícia chegou pelo manager do músico. Ryuichi Sakamoto morreu, mas deixa-nos um legado impressionante de conquistas musicais (principalmente na extraordinária fusão dos universos acústicos e electrónicos) que se estendem por mais de quatro décadas e influenciaram gerações de músicos.

Nascido em Tóquio em 1952, Sakamoto começou a tocar piano ainda jovem, e a sua paixão pela música motivou-o a estudar música clássica e composição na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio. Depois de se formar, Sakamoto ganhou fama como membro da banda pioneira de synth pop Yellow Magic Orchestra no final dos anos 1970, onde forçou os limites da música electrónica com a sua experimentação sónica e samplagem.

Na década de 1980, a carreira solo de Sakamoto descolou e compôs música para vários filmes, incluindo o épico “O Último Imperador”, de Bernardo Bertolucci, pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Banda Sonora em 1987. Outras bandas sonoras notáveis de Sakamoto incluem “The Revenant”, “Feliz Natal, Sr. Lawrence” e “Pequeno Buda”.

Além do seu trabalho no cinema, Sakamoto lançou mais de 20 álbuns a solo, que ilustram a sua versatilidade e profundidade como compositor, papel onde fundia elementos tradicionais japoneses com sons electrónicos contemporâneos, unindo culturas e géneros. As colaborações de Sakamoto com outros artistas de enorme relevância, incluindo David Bowie, Iggy Pop e Brian Eno, reforçaram essa capacidade singular de criar música que ultrapassava fronteiras e ressoava em gerações de ouvintes.

Ao longo da sua vida, Sakamoto também foi um acérrimo defensor de causas ambientais e humanitárias, usando as suas plataformas de comunicação para aumentar a consciencialização sobre questões como o desarmamento nuclear, alterações climáticas e direitos humanos. Como um pioneiro na música electrónica, a influência de Sakamoto nesse género em particular e na indústria musical em geral é inegável.

A sua abordagem inovadora ao som e composição, aliada ao seu compromisso inabalável de usar a música como uma ferramenta para a intervenção social, fizeram dele um verdadeiro ícone. Na nossa opinião “Async” é o seu maior triunfo musical. No player seguinte, podem ouvir o tema título desse magnífico álbum de 2017.

Leave a Reply