Marshall Adquirida por Empresa Sueca

O fim de uma dinastia. A Marshall Amplification, marca lendária fundada por Jim Marshall no início da década de 60, foi adquirida pela Zound Industries e vai ser fundida num novo grupo empresarial.

A lendária marca britânica fabricante de amplificadores de guitarra Marshall foi adquirida pela empresa sueca Zound Industries – a empresa que actualmente produz auscultadores e altifalantes Marshall (aquela praga poser que encontram em qualquer FNAC ou Worten no nosso país) sob licença da marca de amplificadores. Segundo o CEO da Zound, Jeremy de Maillard, as duas marcas vão agora ficar sob a alçada de uma nova entidade privada, The Marshall Group, com a família Marshall a deter uma participação de 24% na nova empresa.

O valor do negócio não foi revelado, mas o The Verge informa que inclui todas as marcas subsidiárias da Marshall (incluindo a sua editora discográfica e as percussões Natal Drums) e que não existem planos para encerrar ou deslocar a produção das fábricas da Marshall Amplification existentes no Reino Unido e no Vietname.

«Já trabalhamos em estreita colaboração desde os últimos 12 anos. Não fizemos um único produto da Zound que não tenha sido aprovado por engenheiros acústicos da Marshall Amps. [Este negócio] É uma continuação literal do que fazemos, só que agora somos uma e a mesma coisa», afirma De Maillar na entrevista ao The Verge, na qual revela ainda que, na actualidade, cerca de 90% das vendas da Zound provêm de produtos da marca Marshall e que quer concentrar-se em garantir que os dois lados do recém-formado Marshall Group irão trabalhar em conjunto de forma mais holística.

O que isto significa exactamente para os músicos, em geral, e os guitarristas, em particular, ainda está para ser visto, mas o fabricante de amplificadores armazenados tem feito muito poucos anúncios de novos produtos nos últimos anos, parecendo ter-se concentrado, precisamente, no mercado do consumo de música digital. Nas nossas páginas já dedicámos um artigo à cristalização da Marshall Amplification na última década e à escassez de novidades surgidas nesse período. A notável excepção é bem recente, com os pedais Vintage Reissue, que foram divulgados e sujeitos a uma estreia algo confusa – de maneira que ainda nem nos debruçámos sobre eles na nossa plataforma.

Para não assumirmos o papel de velhos do Restelo, esta fusão pode também apresentar vantagens e permitir que a Marshall, frequentemente focada na sua herança e legado, possa competir com marcas mais especializadas em tecnologia de uso home studio, tais como a Positive Grid. Por exemplo, produzindo mais equipamento que sirva tanto como amplificador de guitarra como dispositivo áudio em ambiente doméstico.

Terry Marshall, filho do fundador da empresa, Jim Marshall, e cujas iniciais estão junto das do pai no histórico JTM45, também emitiu uma declaração: «Desde que o meu pai e eu criámos o amplificador Marshall original em 1962, sempre procurámos formas de proporcionar o seu som pioneiro aos amantes de música de todas as origens e gostos pessoais em todo o mundo. Estou confiante que o Marshall Group elevará esta missão e estimulará o amor pela marca Marshall».

Resta esperar pelos desenvolvimentos futuros de uma marca lendária que celebrou o seu 60ª aniversário em 2022.

2 pensamentos sobre “Marshall Adquirida por Empresa Sueca

Leave a Reply