Gravado no Verão passado, o terceiro álbum dos Wells Valley tem edição da Lavadome Productions em Setembro de 2023. A banda apresentou a capa e o alinhamento de “Achamoth” e também o seu primeiro épico de peso e dissonâncias, “Intercession And Invocation”.
Comandado por Filipe Correia, um dos arquitectos da técnica cirúrgica dos Concealment, os Wells Valley inauguraram em 2017 a sua discografia com o álbum “Matter As Regent”. Aí fundem Metalurgia, Matemática, Filosofia e Metafísica, num processo de groove e alquimia de guitarras em low tuning. Dois anos depois, o power trio estreou o EP “The Orphic”, juntando mais duas malhas originais ao seu cancioneiro e ainda a cativante versão de “Set the Controls for the Heart of the Sun”, o original dos Pink Floyd do álbum de 1968, “A Saucerful of Secrets”.
Em 2019, chegou novo disco. “Reconcile The Antimony” trazia uma densidade mais aproximada ao post doom e mais contrastes dinâmicos com blasts bordeerline black metal. O álbum teve menos impacto, apesar das crescente solidez dos Wells Valley enquanto unidade e compositores. Talvez porque, editado em Novembro, e com o confinamento imposto poucos meses depois, não teve muitas oportunidades de ser promovido em palco. Um ano depois o single “Orison” enfrentou os mesmos problemas.
Entretanto, o baixista Pedro Lopes saiu da banda e André Hencleeday juntou-se a Filipe Correia (guitarra/voz) e Pedro Mau (bateria), nos estúdios SinWav, para gravar um novo álbum sob o comando técnico do baterista. Os trabalhos de estúdio ficaram concluídos no último trimestre de 2022. A partir daí, a banda dedicou-se a procurar um selo editorial. Em Março passado, os Wells Valley anunciaram o título do próximo disco e da editora que o acolheria. Já em Agosto, partilharam a capa, o alinhamento e o primeiro avanço de “Achamoth”, que terá edição do selo Chéquio Lavadome, no dia 29 de Setembro de 2023.
Seguindo os links no player Bandcamp oficial (em baixo), podem também proceder ao pre-order do disco. Até lá, disparem “Intercession And Invocation”.
Um pensamento sobre “Wells Valley, Intercession & Invocation”