Abbey Road

Abbey Road, Se as Paredes Falassem

Fundados em 1931, os Abbey Road são o mais importante estúdio de gravação do último século. Podemos descobrir muita da sua história no livro do produtor e engenheiro Ken Scott, “Abbey Road to Ziggy Stardust”, e no documentário de Mar McCartney, “If These Walls Could Sing”.

Em 1931, a Gramophone Company abriu um estúdio num prédio georgiano em Abbey Road, em Londres. Nove décadas mais tarde, os Abbey Road Studios são talvez os mais famosos estúdios de gravação do planeta. Para muitas pessoas, o significado de Abbey Road tem tudo a ver com “Abbey Road”, o décimo primeiro álbum dos The Beatles.

Mas os antigos EMI Recording Studios têm um lugar de destaque em muito mais da história musical britânica, desde as sessões da década de 1930 com a London Symphony Orchestra até à primeira gravação digital alguma vez feita no Reino Unido. Em 2021, Mary McCartney, filha de Paul McCartney e Linda McCartney, decidiu contar toda a história dos famosos estúdios no documentário intitulado “If These Walls Could Sing”.

Foi a primeira vez que uma equipa de documentalistas foi autorizada a filmar, na íntegra, os cantos e recantos das sacrossantas paredes do estúdio. O documentário tem o selo Mercury Studios, uma nova subsidiária da Universal Music Group, e foi produzido por John Battsek (“Searching for Sugar Man”, “One Day In September”).

Numa nota enviada à imprensa, Mary McCartney explicou o significado de Abbey Road: «Algumas das minhas primeiras memórias enquanto criança vêm do tempo passado em Abbey Road. Há muito que queria contar a história deste lugar histórico e não podia estar a colaborar com uma equipa melhor do que a John e a Mercury Studios para tornar esta ambição criativa numa realidade».

“If These Walls Could Sing” teve lançamento em Dezembro de 2022, em comemoração do famoso 90º aniversário (celebrado no ano anterior) dos estúdios de gravação. Estreou na Disney+ e inclui entrevistas com Paul McCartney e Ringo Starr dos Beatles, assim como Elton John, Nile Rodgers, Noel Gallagher, Roger Waters e George Lucas. «Quando se entra num lugar com tanta história, é de certa forma sagrado», afirma Elton John no trailer.

“Abbey Road to Ziggy Stardust” de Ken Scott

Produtor e engenheiro de som nomeado para os Grammy, há décadas que Ken Scott ajuda a moldar os sons que marcaram várias gerações. Foi um dos cinco principais engenheiros a trabalhar com os Beatles, tendo participado na produção de trabalhos como “Magical Mystery Tour” e “The White Album“. Em 2012, decidiu publicar a sua biografia, que relata o seu percurso nos míticos estúdios de Abbey Road e dos trabalhos com Beatles, Bowie, Stones ou Pink Floyd.

Escrito em colaboração com Bobby Owsinski, o livro foi lançado a 06 de Junho de 2012. Data que coincidiu com o quinquagésimo aniversário da primeira gravação dos Beatles nos estúdio de Abbey Road e com o quadragésimo aniversário do lançamento do álbum conceptual de David Bowie, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars”.

“Abbey Road to Ziggy Stardust” relata a sua surpreendente carreira, recheada de memórias íntimas do trabalho não só com os “Fab Four” e David Bowie, mas também nomes como Elton John, Pink Floyd e os Rolling Stones, entre outros. Pensado para satisfazer tanto os ardentes fãs como profissionais dentro do meio, o texto está temperado com histórias engraçadas e provocativas, para além de muita conversa sobre estúdio. Também incluí fotografias inéditas, detalhes técnicos e factos exclusivos, apenas disponíveis no livro.

A editora é a Alfred Music Publishing, que publica edições sobre o mundo da música desde 1922. Podem descobrir mais (e ler alguns excertos) no site oficial.

Leave a Reply