Ao anterior vídeo de “Sector Parasita”, junta-se o malhão “Olhar Seráfico” para formar o single de edição digital que antecede “Terra em Desapego’”. O terceiro álbum dos Besta chega em Agosto de 2023, via Lifeforce Records, e mostra uma transmutação sónica da feroz banda nacional.
No início do ano, os nacionais Besta revelaram o título do seu terceiro registo de longa-duração. Intitulado “Terra Em Desapego”, o disco vai ser editado numa parceria entre a Lifeforce Records (que vai editar mundialmente o registo nos formatos CD, LP e digital), a Black Hole Productions (responsável pela edição brasileira em CD) e a Raging Planet (a cargo do lançamento em cassete limitada). Chegará aos escaparates no dia 4 de Agosto de 2023.
A antecipar o disco, a banda e a Lifeforce Records começaram por apresentar a capa e a tracklist e estrear o vídeo-single do tema “Sector Parasita”, num vídeo realizado por Henrique Reis (Don’t Disturb My Circles / BØW). Desta feita, chegou “Olhar Seráfico”, no formato single digital. Há muito a dizer sobre ambos os temas. Desde logo, a primeira coisa que qualquer um vai constatar é a enorme transmutação dos Besta. Se até aqui, a violência sónica do quarteto nunca sofreu nenhum compromisso, agora somos colocados diante de um predador totalmente diferente. Naturalmente, a ferocidade permanece intacta, mas os recursos que a demonstram foram consideravelmente aumentados. O mais recente é o malhão que abre o álbum, robustecido com riffs ‘Morbid Angelicais’, apropriadamente intitulado “Olhar Seráfico”, e cujos solos podiam ter sido gravados por Trey Azagtoth.
Essa exuberância técnica é outra surpresa do disco. Até aqui, sempre considerara o Rick Chain (Ricardo Correia) um guitarrista de trabalho árduo, dedicado e bastante sólido nos ritmos. Ao Ricardo Matias só o reconhecia (musicalmente falando) pela elegância melódica que emprestou aos Sinistro – um registo musical totalmente diferente. Podem imaginar a queixaça a escancarar-se até ao chão quando demos por nós a ouvir riffs que remetem para Slayer, Morbid Angel, Carcass ou Death e melodias com o sabor clássico de Iron Maiden, Judas Priest ou Mercyful Fate.
A ROMA INVERSA já ouviu o álbum e daí resultou a publicação de uma review exclusiva a “Terra Em Desapego”, que podem abrir nesta hiperligação. Podem fazer pré-encomenda do álbum através da Lifeforce. Até lá, disparem o single…