Os Ghost e o protagonista de “Insidious: The Red Door” uniram talentos numa versão de “Stay”, original de Shakespears Sister e novo single da banda liderada por Tobias Forge, que encerra o filme do famoso franchise cinematográfico de horror.
Depois de terem lançado a “Hunter’s Moon”, ainda antes da edição do álbum “Impera”, na banda-sonora de “Halloween Kills”, os Ghost tornam a imiscuir-se em Hollywood. Desta vez, a banda sueca uniu-se a Patrick Wilson para uma versão do clássico “Stay”, dos Shakespears Sister, que se pode ouvir na cena final e nos créditos do filme “Insidious: The Red Door”. Wilson é um dos protagonistas da série de filmes “Insidious” e já havia mostrado os seus dotes vocais noutro franchise de horror contemporâneo, nomeadamente no segundo filme da série “The Conjuring”, onde interpreta Ed Warren e surge a cantar o clássico “Can’t Help Falling In Love”, do Rei do Rock ‘n’ Roll.
A LOUD! traduz o comunicado de Patrick Wilson a respeito deste single: «Foi o Joe Bishara, o compositor de ‘Insidious’ e ‘Lipstick Demon’, que me falou dos Ghost há cerca de dez anos. O Joe sabe que gosto de metal, mas também sabia que gosto de melodia. O que posso mais dizer? Eu sou uma criança dos anos 80 e os Ghost têm a mistura certa de metal, melodia e uma imagem inesquecível. […] Talvez por isso, quando precisei de uma banda que incorporasse o espírito da tradição ‘Insidious’, já sabia onde procurar. ‘Stay’ é uma música assustadoramente bonita para encerrar o filme, a letra sombria e a melodia arrebatadora — escrita por Dave Stewart — funciona na perfeição e cantá-la ao lado do Tobias, foi uma emoção absoluta. Os Ghost são a fusão perfeita de teatralidade e mestria musical. O Tobias está no auge das suas capacidades e estou emocionado por tê-lo na banda-sonora e honrado por cantar ao lado dele».
Quanto ao facto de os Ghost assumirem uma versão, esta não é a primeira vez nem deverá ser a última. Trata-se de um formato muito explorado por Tobias Forge e há exemplo bem recente. No dia 9 de Abril de 2023, Domingo de Páscoa, os Ghost anunciaram o EP “Phantomime”, trabalho que inclui cinco covers (algo que é um tipo de tradição nos suecos) e que, aparentemente, esteve destinado desde o início a suceder ao álbum “Impera”, editado no ano passado (a nossa review) e que viria a estar presente na nossa lista AOTY 22.
Descrito em comunicado de imprensa como «uma amostra diversificada e fascinante do DNA musical da banda vencedora de um Grammy que presta homenagem a cada um destes improváveis companheiros de cama e influências, enquanto os carimba a todos com a inegável assinatura sonora dos Ghost». “Phantomine” inclui cinco versões de originais de clássicos e temas menos conhecidos dos Television, Genesis, The Stranglers, Iron Maiden e Tina Turner. Isto tendo já a banda abordado anteriormente material originalmente escrito e gravado pelos Beatles (“Here Comes The Sun”), ABBA (“I’m A Marionette”), Depeche Mode (“Waiting For The Night”), Roky Erickson (“If You Have Ghosts”), Metallica (“Enter Sandman”), Pet Shop Boys (“It’s A Sin”) e Eurythmics (“Missionary Man”), entre outros.
Ainda a respeito do 5.º álbum dos Ghost. Este trabalho vai muito além da sua vibrante energia musical, mergulhando na superabundância da simbologia alquímica, teosófica e arcana e do oculto. Para os não iniciados, tentamos trazer alguma luz hermenêutica a “Impera”. O bombástico novo álbum dos Ghost estreou no passado dia 11 de Março de 2022. «Desde a sobrecarga melódica da introdução e o lick inicial e propulsividade rítmica do banger de abertura “Kaisarion”, em “Impera” Tobias Forge amplifica tudo o que trouxe os Ghost até aqui», pode ler-se na nossa extensa review ao 5º disco dos suecos.
Quanto ao novo single “Stay”, tema original de Shakespears Sister, recordamos, podes escutar no player seguinte.