Dos shredders Satriani, Vai, Malmsteen ou Eddie Van Halen, dos bluesmen ao inigualável Zappa, até à “Mão Esquerda do Doom”. Eis alguns dos maiores guitarristas da história que usam cordas de baixo calibre.
Não existe uma forma simples e específica de obter o som perfeito. De facto, a perfeição é um conceito algo vago, particularmente a nível musical, e o que um músico pode considerar ser o melhor som de sempre, outro pode considerar um lixo. Ao mesmo tempo, há imensos elementos diferentes que contribuem para o som, desde coisas óbvias como os pickups, as cordas, os amplificadores, as colunas, até à utilização de cabos diferentes, pedais true bypass ou buffer, e a mudança de diferentes componentes de amplificadores e pedais. Portanto, basicamente, os guitarristas não concordam em quase nada.
Um dos principais factores, não só no que diz respeito ao som, mas também à sensação geral de tocar, são as cordas da guitarra. Desde sempre, são recorrentes as discussões sobre calibres e como estes afectam o som, mas é verdade que as cordas “mais leves” (de menor calibre) são mais fáceis de tocar. Alguns guitarristas argumentam que as cordas mais pesadas funcionam melhor para o sustain ou que criam um determinado som num modelo de guitarra em particular, mas essa é uma (enorme) discussão para outras núpcias.
Por agora, à boleia da Ultimate Guitar, vamos apontar alguns dos mais importantes guitarristas de sempre que usam cordas de calibre leve, começando por Chuck Berry. Nos tempos dos primórdios do rock ‘n’ roll, Chuck Berry descobriu que podia usar cordas de banjo na sua guitarra eléctrica. Não se sabe ao certo se alguém fabricava cordas tão leves para guitarra nessa altura, mas a lenda que imortalizou “Johnny B. Goode” usava cordas de calibre 008. Peter Frampton, também usou cordas muito leves durante uma boa fatia da sua carreira. De acordo com uma entrevista de meados dos anos 70, Frampton assumia-se fã de cordas ultra-leves. Sabe-se que, durante essa década, ele chegou a usar, tal como Chuck Berry, o calibre 008.
O que mais se poderia esperar de um virtuoso como Joe Satriani, cuja música está repleta de passagens rápidas de legato, do que usar cordas de calibre leve? Ao longo da sua carreira, o Satch tocou frequentemente cordas 009 na afinação normal em E. No entanto, com o passar dos anos, mudou para 010 e passou a afinar meio-tom abaixo. E é apenas lógico ver um dos guitarristas e alunos mais ilustres de Satriani, usar cordas de calibre leve. Steve Vai ainda usa frequentemente 009, embora também o vejam com 010. De qualquer forma, servem estes dois exemplos para mostrar que é mais expectável que um músico que toca rápido e faz bends a torto e a direito use cordas mais leves.
Frank Zappa também era algo obcecado por usar cordas mais leves. Embora a Ernie Ball tenha as cordas de assinatura de Zappa (008-038) e ele, alegadamente, nunca tenha ido além de 009, certas fontes mencionam calibres tão leves como 007. Pareceria impensável se Zappa não tivesse sido um dos guitarristas mais singulares e inovadores de sempre. Mas, na verdade, não nos surpreenderia nem um pouco se ele tivesse, de facto, usado 007.
O som leve e vibrante da sua Stratocaster, que pode ser ouvido em canções lendárias como “Sultans of Swing”, teve um impacto tremendo na música rock. O mesmo pode ser dito da Les Paul com um som mais espesso e o pedal wah que se ouve em “Money for Nothing”. Independentemente das guitarras que tem tocado ao longo dos anos, Knopfler sempre gostou de cordas mais leves.
Joe Perry, dos Aerosmith, costumava usar cordas de calibre 010, mas, com o passar dos anos, começou a usar calibre 009. E, nos últimos tempos, foi ainda mais longe e começou a colocar cordas 008 nas suas guitarras. No entanto, recorre uma combinação um pouco estranha nas suas cordas custom da Ernie Ball, uma vez que a parte inferior é um pouco mais grossa com a corda E grave num calibre 048. Náo é caso único, afinal o ultra-sónico Yngwie Malmsteen usa maioritariamente 008 e a mesma configuração usada por Joe Perry, com a sexta corda nos 048.
Reis, Rainhas & Donos Disto Tudo
O génio que sozinho iniciou a tendência da fusão clássica no shred, Eddie Van Halen também usou frequentemente cordas leves. Embora não tão leves como alguns dos outros guitarristas desta lista. Usou principalmente cordas de calibre 009. Com a peculiaridade do low end também advir de uma corda mais fina, com o Mi grave nos 040. Parecido, mas com as suas idiossincrasias, temos Brian May. Para além da sua lendária Red Special, dos amplificadores Vox e da tão badalada moeda de cêntimos em vez de uma palheta, o guitarrista dos Queen utiliza um calibre clássico de cordas leves (009-042).
Sabendo que tinha perdido as pontas de dois dedos da sua mão de escala, Tony Iommi foi forçado a fazer as suas próprias próteses e a mudar para cordas mais leves. No entanto, encontrar cordas muito leves no Reino Unido nos anos 60 não era um passeio no parque. Depois de, durante anos, usar algumas cordas de banjo, Iommi finalmente conseguiu encontrar um fabricante de cordas 008.
Depois a história que todos conhecem sobre como ele começou a afinar mais grave após o acidente para aliviar a pressão, criando assim, coincidentemente, um som pesado, não é exactamente precisa. Iommi perdeu as pontas dos dedos quando tinha 17 anos, mas foi apenas no álbum “Master of Reality”, de 1971, que o ouvimos entrar na afinação C#. Tudo antes disso era em afinado no normalíssimo Mi padrão. E mesmo assim era pesado para cacete!
O Reverend Willie G. costumava usar cordas de calibre mais pesado. Mas depois de um conselho de ninguém menos que o próprio B.B. King, o frontman do ZZ Top começou a usar cordas leves. Tão leves como 007. Portanto, aqueles sons de tremenda espessura, na grande maioria da discografia dos texanos, são todos nesse calibre.
E é precisamente com a lenda do blues que inspirou Gibbons a seguir esse caminho que concluímos esta lista. Para B.B. King (e muitos outros guitarristas) não havia necessidade de aumentar o esforço para fazer bends a 011s, 012s ou 013s. Por isso, optava sempre por cordas mais leves, maioritariamente no calibre 009.