O Primeiro Concerto de Mammoth WVH em Portugal

A primeira edição do EVIL LIVƎ FESTIVAL revelou mais três bandas que se juntam aos headliners Pantera e Slipknot. Entre os nomes agora confirmados estão os Mammoth WVH, a banda do filho de Eddie Van Halen, em estreia em Portugal.

Os Papa Roach, Mammoth WVH e os Blind Channel são as mais recentes confirmações da edição inaugural do EVIL LIVƎ FESTIVAL, que decorre nos dias 28 e 29 de Junho, na Altice Arena, em Lisboa. Depois de assegurada a presença dos cabeças-de-cartaz Pantera e Slipknot, a que, entretanto, se juntaram também os muito aguardados Alter Bridge, Meshuggah, Fever 333 e Vended, o novo lote de contratações vem reforçar o carácter multigénero deste evento recém-criado, mostrando enfoque em propostas que, dentro da música mais pesada, vão do mainstream ao alternativo, dos riffs às tendências mais contemporâneas.

Com uma aposta consciente que tanto vai destacar grandes nomes estabelecidos como bandas emergentes, os Mammoth WVH juntam-se aos Pantera, Alter Bridge e Vended no alinhamento do primeiro dia do 28 de Junho. Os Papa Roach e os Blind Channel sobem ao palco no dia 29 de Junho, com os Slipknot, Meshuggah, Fever 333 e Nothing More.

Por aqui, apraz-nos destacar aquela que será a estreia de Mammoth WVH em Portugal. Resultado de uma inteligente fusão de elementos metal, hard rock e grunge, Mammoth WVH identifica o projeto a solo de Wolfgang Van Halen, filho do icónico Eddie Van Halen. Nascido em 1991, foi com o pai que aprendeu música e, ainda adolescente, juntou-se mesmo aos autores de “Jump” e gravou o álbum “A Different Kinf Of Truth”, tocando com os Van Halen até ao fim. Entre 2013 e 2016, integrou também a banda de Tremonti a solo, primeiro como baixista ao vivo e depois como membro a tempo inteiro.

Paralelamente, ia trabalhando nas suas próprias canções. Elogiado pelo pai, que ouvi várias sessões do disco nos seus últimos meses de vida, o disco acabaria por ser editado já depois da morte de Eddie Van Halen, com Wolfie a reaproveitar o nome Mammoth, extraído das primeiras iterações das lendas do hard rock. Multi-instrumentista e cantor talentoso, gravou sozinho todas as linhas vocais e instrumentais para o disco de estreia dos Mammoth WVH. Apoiado no sucesso de “Distance”, comovente homenagem ao malogrado Eddie, o álbum homónimo foi editado em 2021, e recebeu rasgados elogios – tanto por parte dos fãs como da imprensa especializada.

Recentemente, numa conversa com o jornalista português Jorge Botas, no programa Metal Global, Wolfgang Van Halen levanta um pouco a ponta do véu acerca do sucessor do homónimo álbum de estreia de Mammoth WVH. O disco vai entrar na fase final de gravação (vozes e solos de guitarra). O filho de Eddie confessou ainda que é muito difícil, senão impossível, reunir os Van Halen mesmo que numa data única de homenagem ao seu pai.

Já a respeito de homenagens, a guitarra de assinatura de Wolfgang Van Halen com a EVH Gear – a marca fundada por Eddie e agora controlada por Wolfie – é um modelo semi-hollow com um design inovador na marca, cuja designação (SA-126) honra o aniversário de Eddie Van Halen, pai do músico, nascido a 26 de Janeiro.

Realizado em formato indoor, o que permite um claro incremento na qualidade de acessos e infraestruturas para o público melómano, a primeira edição do evento decorre nos dias 28 e 29 de Junho de 2023, na Altice Arena, em Lisboa. O passe de dois dias para o EVIL LIVE vale €120 e os bilhetes diários batem nos €70. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

Leave a Reply