75º Aniversário do Hot Clube de Portugal

O Hot Clube de Portugal, um dos mais antigos clubes jazz europeus, comemora 75 anos em Março de 2023 com um festival de três dias que engloba sete concertos e muita jam.

Foi em 2016 que o The Guardian elaborou uma lista que revelou ao mundo algo que qualquer amante de música no nosso país sabe (ou devia saber): o Hot Club foi eleito um dos melhores clubes de jazz europeus. Sendo um dos mais antigos clubes de jazz da Europa, o Hot Club foi fundado em 1948 e recebeu verdadeiras lendas, desde Count Basie a Sarah Vaughan, ao longo dos anos. Depois do incêndio em 2009, o Hot Club reiventou-se com nova casa graças especialmente ao apoio dos residentes e sócios do mítico local. Na mesma lista encontram-se o Harris Piano Bar (Cracóvia), Donau 115 (Berlim), Jazzhus Montmartre (Copenhaga), The Verdict (Brighton), Porgy and Bess (Vienna), Reduta (Praga), Sunset Sunside (Paris) e The Loft (Colónia).

«Nos dias 17, 18 e 19 de março, o Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa abrem as portas para celebrar o Hot Clube, um dos clubes de Jazz mais emblemáticos da Europa. Três dias, dois espaços, sete concertos, uma mesa-redonda, uma celebração que tem agora início. 2023 é o ano em que se comemoram 75 anos de Hot Clube», lê-se em comunicado divulgado sobre o Festival de Jazz Hot Clube de Portugal, que vai receber concertos de nomes como LOKOMOTIV de Carlos Barretto, Mário Delgado e José Salgueiro, Trio de Hugo Lobo, acompanhado por Romeu Tristão e Gabriel Moraes, Trio de Filipe Melo, Orquestra e Sexteto do Hot para além de vários convidados especiais.

Examinando o programa, no dia 17 de Março, o Teatro da Comuna abre portas às 22h00 para receber LOKOMOTIV de Carlos Barretto, Mário Delgado e José Salgueiro. A noite encerra, com uma jam session, a partir da meia noite, pelo Trio de Hugo Lobo, acompanhado por Romeu Tristão e Gabriel Moraes.

No dia seguinte, também na Comuna, o programa tem início às 15h00 com os Combos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Às 17h00, tem lugar uma mesa-redonda com Zé Eduardo, fundador da escola, Gonçalo Marques, o atual diretor pedagógico, e ainda Bruno Santos e Pedro Moreira, que se juntam para uma reflexão sobre “O ensino do jazz em Portugal”. A partir das 22h00, Nelson Cascais apresenta o seu “Mingus Project”, recordando um dos grandes génios do século XX. Acompanham-no João Pedro Coelho, André Sousa Machado, Ricardo Toscano e Diogo Duque. A jam da noite, pela meia noite, tem assinatura do Trio de Filipe Melo, com Romeu Tristão e João Pereira.

A data exacta de aniversário é no dia 19 de Março. Nessa última noite, às 19h00 o Festival muda-se para o Fórum Lisboa para celebrar a música de 1948, o ano em que nasceu o Hot Clube de Portugal. O concerto é da Orquestra e Sexteto do Hot, as duas principais formações residentes do Clube. De Duke Ellington a Woody Herman, de Dizzy Gillespie a Ella Fitzgerald, os tempos do pós-guerra respiram uma modernidade que ainda hoje é inspiradora. Os convidados especiais são Jeff Davis, Maria João, Mário Laginha, Ricardo Toscano e Rita Maria.

Os bilhetes estão à venda nos locais de concerto no próprio dia (17, 18 e 19 de Março). Os bilhetes para o Fórum de Lisboa (19 de Março), estão também disponíveis para venda antecipada através do email: silviamoreira@hcp.pt. Os bilhetes diários custam €10 (excepto Sábado dia 18, concertos dos Combos, mesa redonda e Zé Eduardo + João Paulo Esteves da Silva com entrada gratuita). A entrada é gratuita para sócios (sujeita à lotação da sala).

Mais informações via www.hcp.pt.

Um pensamento sobre “75º Aniversário do Hot Clube de Portugal

Leave a Reply